28 novembro 2016

‘Anjos da Lata’ é destaque no Jornal "Diário da Serra"


O projeto ‘Anjos da Lata’ foi selecionado como semifinalista do Prêmio Brasil Criativo 2016. Concorrendo na área ‘Expressões Culturais’, o grupo tangaraense disputa a partir de agora uma votação online com outros cinco projetos na categoria ‘Cultura Popular’. A premiação é uma realização da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, em parceria com a empresa multinacional 3M.
O criador e coordenador do projeto, Anselmo Parabá, conta que o Anjos da Lata, pioneiro no ramo da economia criativa no estado de Mato Grosso foi fundado em 2013 juntamente com Josimar Oliveira (Solopan) e Robson Ferreira. 
“Quando comecei, eu morava numa casa próximo à escola Bento Muniz e na frente ficavam muitas crianças brincando. Quando vi aquele número de crianças, resolvi juntá-las e começar um trabalho com música. Ali nasceu o Anjos da Lata”, conta.
Daquele ano para cá, a ideia inovadora já passou pelas escolas Bento Muniz, Décio Burali, Dom Bosco, Fausto Masson e CRAS da Vila Esmeralda
“Esse projeto é culminância de 12 anos de pesquisa que eu já venho trabalhando em torno da música contemporânea através do reaproveitamento de sucata, diversas técnicas de musicalização”, afirma Parabá.
Anselmo Parabá relata ainda que está escrevendo um livro sobre os 12 anos de pesquisa no setor, além de estar amadurecendo a transformação do projeto no que chamou de aplicativo social.
“A ideia do Anjos da Lata é associar o conceito de tecnologia social junto com o conceito de aplicativo social e desenvolver uma nova linguagem. O propósito é fazer com que o projeto tenha essa funcionalidade”, destacou.
Sobre estar na semifinal, Parabá não escondeu a felicidade.
“Fiquei muito feliz. De mais de dois mil projetos que foram inscritos para essa categoria, ficamos entre os seis melhores do Brasil. Nós estamos concorrendo com instituições de peso a   nível nacional, com 50 anos de história, que é o caso da escola de samba Grande Rio, do Rio de Janeiro, então, um empreendimento mato-grossense, desenvolvido numa cidade do interior de Mato Grosso, à custo zero, é uma vitória saber que a gente está no caminho certo”, concluiu.
O prêmio contemplará os melhores projetos em 22 categorias divididas em 5 áreas. No site da premiação, há uma votação online. Os finalistas serão divulgados em dezembro.

>> Paulo César Desidério - Redação DS