19 novembro 2014

Eu Sou Novembro



Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.

A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizadas. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. E esse projeto pedagógico/ cultural surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de observações em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores e alunos das Escolas Municipais Décio Burali e Dom Bosco e da Estadual Bento Muniz, envolveram-se na realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas: 

·        A teatralidade interpretativa de textos da cultura africana - monólogos, poesias etc.
·        A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
·        A musicalidade de contextualização negra - com a participação do Projeto "Anjos da Lata", com repertório de raízes;
·        As coreografias fundamentadas nas raízes negras, Dança - com a participação de grupos locais;
·        Roda de Conversa e distribuição de Zines, durante programação.
·        Entrega Certificado de Participação para as Escolas, sexta-feira na Prefeitura.

A elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade.

Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno afro-descendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.

 RESUMO DA LEI 10.639/03 - Objetivos
Ensinar História e Cultura Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar, e sociedade.
O objetivo principal para inserção da Lei é o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram ( contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira.
A lei 10639/03 visa fazer um resgate histórico para que as pessoas negras afro-brasileiras conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria história, desse modo, prevê ainda trabalhar o conhecimento da historia e cultura da África a partir do processo de escravidão, bem como conceitos sócio-político-históricos baseados no estudo da mesma como produtora de temáticas diversas: filosofia, medicina, matemática, dentre outras.

Realização:
SEMEC – Departamento de Cultura

Parceiros:
ANJOS DA LATA
EE Bento Muniz
CME Décio Burali
CME Dom Bosco
UNEMAT
Departamento Pedagógico - SEMEC

Mais informações:
Departamento de Cultura – SEMEC 
(65) 9603-3184/9229-6131/3311-4800 -anselmoparaba@gmail.com 
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Anselmo Parabá 
Músico e Arte Educador